Pular para o conteúdo principal

O cantor e compositor brasileiro Otto Maximiliano Pereira de Cordeiro Ferreira nasceu em Belo Jardim, Pernambucano. Cresceu ouvindo cirandas, maracatus e outras batidas típicas do folclore regional, além de músicos como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Além de toda essa bagagem musical brasileira, o músico nunca deixou de acompanhar o que lhe parecia mais marcante em termos internacionais, antenado com o que de mais importante acontecia no pop, no rock e mais recentemente na música eletrônica.

Essa mistura resultou no trabalho que Otto realizou em sua carreira: uma combinação de música eletrônica e música regional, drum’n’bass e macumba, rap e forró. A história do artista é recheada de experiências interessantes e musicalmente enriquecedoras: passou dois anos na França, para onde foi com apenas 150 dólares no bolso, tocando percussão no metrô de Paris. De volta ao Brasil conheceu Chico Science e Fred 04, precursores e grandes nomes do Movimento Mangue Beat. Tocou um tempo com Nação Zumbi, banda do falecido Chico Science, mas a sonoridade do Mundo Livre S.A. estava mais próxima do que Otto desejava alcançar.

Com a Mundo Livre S.A., gravou seus dois primeiros discos, Guentando a Ôia e Samba Esquema Noise. Recheado de ideias ousadas e experimentalistas, Otto deixou o Mundo Livre S.A. e partiu para a carreira solo, lançando Samba pra Burro, álbum que foi considerado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) o melhor de 1998.

No final de 2001, o cantor lançou seu segundo e esperado trabalho, Condom Black, com participações especiais de artistas do peso de Chorão (Charlie Brown Jr.) e Luciana Mello, com uma sonoridade um pouco menos eletrônica e com batuques de terreiro e percussão bastante fortes. Em 2003 chegou às lojas o terceiro álbum, Sem Gravidade, com destaque para a faixa “Amarelo Manga”.

O primeiro DVD de Otto, MTV Apresenta, foi lançado em 2005, numa retrospectiva da sua carreira solo. Em 2009, ele lançou o elogiado Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, álbum com colaborações de Céu, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Jorge dü Peixe (Nação Zumbi), Julieta Venegas e Bebel Gilberto.

Na sequência, o cantor lançou The Moon 1111 (2012), Ottomatopeia (2017) e Canicule Sauvage (2022).

Comentários
Músicas em Destaque
Playlist: block top 10
  • SaudadeOtto
  • Por queOtto
  • O LeiteOtto
  • CruaOtto
  • JanainaOtto
  • BobOtto

Álbuns em Destaque

Canicule Sauvage
2022
Ottomatopeia
2017
The Moon 1111
2012
Sem Gravidade
2003
Condom Black
2001
Samba Pra Burro
1998