O Macaco Bong foi formado na cidade de Cuiabá (MT) no ano de 2004 como um quarteto de rock instrumental. Porém, no ano seguinte, o grupo se tornou um power trio. Sua formação se firmou com Bruno Kayapy (guitarra), Ynaiã Benthroldo (bateria) e Ney Hugo (baixo).
Apesar do rock instrumental não ser um gênero muito popular, a banda se destacou no cenário independente brasileiro participando do circuito Fora do Eixo, sendo atração em festivais como o Grito Rock (MT), Calango (MT), Goiânia Noise Festival (GO), MADA (RN), entre outros.
Seu primeiro álbum, 'Artista Igual Pedreiro', foi lançado em 2008. Com influências de post-rock e jazz, a música do Macaco Bong recebeu críticas positivas de publicações como as revistas Bizz e Rolling Stone, os jornais Estadão e Folha de São Paulo. Na sequência, o trio lançou o EP 'Verdão e Verdinho', em 2011, e o segundo álbum, 'This Is Rolê', em 2012.
'This Is Rolê' saiu numa época que a banda passou por turbulências, como a saída de Ynaiã e Ney, e seu afastamento da banda do polêmico coletivo Fora do Eixo.
Após as turbulências que quase puseram um fim na carreira do grupo, Bruno Kayapy reformulou o Macaco Bong. Em 2014 saiu o single "Black Marroca". No ano seguinte foi lançado o terceiro álbum, 'Macumba Afrocimétrica', com Kayapy acompanhado de Julito Cavalcante (baixo) e Daniel Fumega (bateria). Em 2016, a banda lançou o auto-intitulado 'Macaco Bong', pelo selo Sinewave.
- Origem: