You Could Have It So Much Better

You Could Have It So Much Better
Álbum
/
2005
/

Reviews

Na prova do segundo álbum, aquele que muitas vezes catapulta ou enterra de vez as novas bandas, alguns artistas tem se superado de forma excepcional. Uma dessas bandas é o quarteto escocês Franz Ferdinand, que chega com um dos últimos lançamentos do ano, e mesmo assim já figura em quase todas as listas de melhores álbuns de 2005, incluindo publicações como New Musical Express, Q e Uncut.

Se no primeiro álbum homônimo, o Franz Ferdinand surpreendia com uma música potente e hits bombásticos como "Take Me Out" e "This Fire", neste segundo trabalho, que a princípio não teria título, e na última hora foi batizado com o singelo nome de "You Could Have It So Much Better", Alex Kapranos e seus amigos provam que a munição da banda parece inesgotável.

Se o primeiro single arrebatou as rádios e as pistas com a música "Do You Want To", o restante do álbum não deve deixar de trilhar o mesmo caminho, abrindo com "The Fallen", fica clara a criatividade sonora do Franz Ferdinand, entre riffs de guitarra, linhas estonteantes de baixo e backing vocals, as músicas ganham alta rotação, imprimindo a marca sonora dos escoceses.

E o impacto do Franz Ferdinand no mundo musical fica evidente pelos convites de grandes bandas como U2 e Depeche Mode para abrirem suas recentes turnês. No meio de todo esse "revival ointentista", Alex Kapranos mostra que sua capacidade extrapola a simples referência, oferecendo pérolas para a música pop, seja na calma "Walk Away" ou na belíssima "Eleanor Put Your Boots On" que faria Lennon & McCartney suspirarem.

Mas o álbum traz em sua maioria a urgência do punk, em canções de três minutos onde bateria, guitarra e baixo promovem um rock orgânico sem precedentes nestes últimos anos, um dos exemplos é a faixa que dá título ao álbum, "You Could Have It So Much Better".

E se em meio à explosão que começou com os Strokes no início da década, fazendo com que dezenas de nomes surgissem como a "nova salvação do rock", uma das únicas apostas certamente será o Franz Ferdinand, não bastassem os dois álbuns lançados, a banda já deixou claro que deve repetir a invasão sonora ainda em 2006, com seu terceiro álbum, que deve começar a ser produzido em janeiro.

Enquanto o terceiro álbum não fica pronto, não perca a chance de conhecer "You Could Have It So Much Better", e reze para que em 2006 se confirmem os shows do Franz Ferdinand no Brasil, mesmo que por 40 minutos e como banda de abertura, com certeza será um dos shows mais arrebatadores do ano.

E para o deleite dos fãs, a Trama lançou duas versões deste álbum, uma em CD, e outra em CD + DVD, com cenas de estúdio, o vídeo de "Do You Want To", entre outras curiosidades, por exemplo, a versão acústica de "Walk Away" executada ao vivo no Japão, intercalada com a versão de estúdio. Além do lançamento do single de "Do You Want To", que traz a faixa título e três músicas inéditas, "Your Diary", "Fabulously Lazy" e "Get Away". Discografia essencial para qualquer fã.