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Hoje, ao invés de resenhar um, a Music Non Stop comenta três álbuns de três bandas em situações diversas: O Nine Black Alps, vem para o teste dos segundo disco com uma mudança em seu som, tentando direcioná-lo para paisagens mais pop; por seu turno, a dupla dinamarquesa Raveonettes chega ao seu terceiro álbum com produção e gravação independentes, após o encerramento da relação com a Sony Music, e voltam com tesão triplicado às microfonias que os caracterizaram; por fim, Greg Bertens dá as caras com o reformulado Film School para reafirmar que nem só de praia vive a ensolarada Califórnia, com um álbum onde o que menos se pode contar é o brilho do nosso astro rei.
Nine Black Alps – Love/Hate
(Island Records, 2007)
O NBA é um quarteto de Manchester e debutou em 2005 com o álbum “Everything Is”. Na época foram cotados como uma das bandas a ressuscitar a sonoridade de Seattle, alguns arriscaram o surgimento do neo-grunge. Deixando pra trás, por momentos, a barulheira descontrolada e os berros de seu debut, apresentam em Love/Hate, lançado no dia 22/10, um consistente power-pop, que às vezes ensaia um retorno aos seus momentos grunge, mas que deve servir como um divisisor de águas para a banda. A virada de mesa rende bons momentos como “Bitter End”, faixa que abre o disco e me fez parar pra ver se não teria baixado o álbum errado e na bacana “Happiness and Satisfaction”. A dualidade que marca o álbum está bem expressa no título, complementada na capa.
Raveonettes – Lust Lust Lust
(Fierce Panda, 2007)
Em seu terceiro álbum a dupla dinamarquesa Raveonettes chega com tesão triplicado ao propor um coito entra a guitarreira noise de seus primeiros trabalhos com o clima cowboy/country/surf e a sonoridade herdada dos “girl groups” sessentistas. O resultado é um delicioso coquetel de Jesus and Mary Chain e Ronettes, que os aproxima dos Primitives, ou seja, canções pop adornadas com guitarras distorcidas e microfonia, que ganham um tempero especial com os vocais sensuais da blondie Sharin Foo, que canta a maior parte das canções.
Film School – Hideout
(Beggars Banquet, 2007)
“Hideout” é o segundo álbum do grupo californiano Film School pelo selo Beggars Banquet e o terceiro de sua carreira. Vem após pouco mais de um ano do lançamento do homônimo Film School (2006) e nos apresenta a banda em retorno a sonoridade de seus primeiro álbum, “Brilliant Career” (2001). No percurso, a banda, capitaneada pelo guitarrista e vocalista Greg Bertens, passou por algumas reformulações, adicionando inclusive a baixista Lorelei Plotczyk, que canta e faz backing vocals em algumas canções.Temos então canções soturnas, algumas bem melancólicas e etéreas, alguns dirão dark ou pós-punk, com guitarras shoegaze (além de teclados e syntetizadores discretos), que às vezes vem em camadas e vão fazendo uma tempestade sonora, com direito a experimentações e passagens instrumentais.