Pular para o conteúdo principal

A revista norte-americana Rolling Stone está envolta em uma polêmica devido à sua mais recente capa, que tem como protagonista Dzhokhar Tsarnaev, jovem de 19 anos suspeito de ter sido um dos responsáveis pelos atentados da maratona de Boston, em Abril passado.

Assim que a capa foi divulgada, na última terça à noite, começaram a chover críticas, entre as quais a de um criminologista que defendeu que a imagem glorificava o jovem, acusado de ter colocado as bombas que mataram três pessoas e deixaram feridas 260. Uma cadeia de lojas norte-americana recusou-se também a vender a edição.

O artigo que está na origem da capa traça um retrato de Tsarnaev, defendendo a revista que o texto mostra como "um jovem encantador e com um futuro brilhante se tornou um monstro". Devido a esta polêmica, a publicação decidiu disponibilizar o artigo na íntegra, antes de a revista chegar às lojas, junto com uma mensagem que defende a decisão de colocar o jovem na capa. Leia abaixo.

"Os nossos corações estão com as vítimas dos atentados da maratona de Boston e os nossos pensamentos estão sempre com elas e as suas famílias. O artigo de capa que publicamos esta semana respeita a tradição do jornalismo e do compromisso longo que a Rolling Stone tem com a cobertura séria e pensada dos mais importantes assuntos políticos e culturais dos nossos dias. O fato de Dzhokhar Tsarnaev ser jovem, na mesma faixa etária de muitos dos nossos leitores, faz com que seja ainda mais importante examinar as complexidades deste assunto como forma de perceber melhor como uma tragédia destas acontece".

Na semana passada, Tsarnaev declarou-se inocente de todas as 30 acusações de que é alvo. Recorde-se que o irmão do jovem, também suspeito de ter planejado o ataque, foi morto pela polícia. Dzhokhar foi encontrado no dia seguinte à tragédia, escondido dentro de um barco.

(Rolling Stone/Blitz)