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No último mês de dezembro o SESC Vila Mariana trouxe para São Paulo o projeto "Além Tango", o intuito do projeto era a aproximação entre as culturas latino-americanas, no caso específico deste projeto, essa aproximação veio através da música feita por artistas argentinos contemporâneos, como Coiffeur e Modular. O mais interessante deste projeto foi que ele encerrou um ano repleto de atrações argentinas, criando no país um intercâmbio com a música feita no atual "underground argentino".
No início de 2007, dentro da programação do festival recifense "Abril Pro Rock", tivemos a presença do grupo Los Alamos, vindos de Buenos Aires e responsáveis pelo rótulo "narco-country" de sua sonoridade, trouxeram suas influências que vão de Neil Young ao Spacemen 3 para os palcos nacionais, e inauguraram o selo ¡Maldita Sea!, responsável por distribuir no país seus álbuns "Emboscada" (EP) e "No Se Menciona la Soga en Casa del Ahorcado", além de outros artistas da Argentina.
Após o Los Alamos deixar as platéias de Recife e São Paulo atordoadas, chegou o momento de outra surpresa desembarcar no país. Atendendo pelo discreto nome El Mato A Un Policia Motorizado, o quarteto de La PLata (Buenos Aires), cuja música passeia por influências como Pavement, Yo La Tengo e Sonic Youth, fez um dos shows arrebatadores do ano dentro do Guifest 2007, que aconteceu em julho no Inferno Club, em São Paulo. Donos de um álbum homônimo e dois EPs, "Navidad de Reserva" e o já clássico "Un Millón de Euros", ambos lançados pela Laptra Records, o quarteto ensurdeceu o público criando uma parede sonora indestrutível.
Mas nem tudo que vem da Argentina soa barulhento, em outubro passado, dentro do projeto "Solitude" (SESC Santana), Juana Molina, também de Buenos Aires, trouxe a fragilidade de suas canções. Há tempos que ela vem encantando seu público, ultrapassando as fronteiras do Atlântico, inclusive na Europa seu trabalho ganhou o carimbo do lar dos bons sons, a Domino Records, em uma mistura que vai do folk a música eletrônica, com sonoridades diversas que a cada álbum surpreendem o ouvinte. Destacam-se os últimos três discos: "Son", "Tres Cosas" e "Segundo".
Outro destaque do ano que passou foi Rubin & Los Subtitulados, com presença em um dos maiores festivais independentes do país, o Goiânia Noise Festival, Rubin mostra que se depender dele o pop argentino estará salvo, seu trabalho "Esperando el Fin del Mundo" foi lançado por aqui através do selo Senhor F/ Scatter, entre as excelentes composições e referências sonoras surge a sombra do fantástico pop escocês do Teenage Fanclub!
Para finalizar, o projeto "Além Tango", que trouxe pela primeira vez o folk de Guillermo Alonso, o Coiffeur, dentro da turnê de seu segundo álbum chamado "No Es" (Estamos Felices, 2006), com uma apresentação onde belas composições como "Tan Atentos a que Nada", "Vuelvas a Casa" ou "Cataratas" hipnotizaram o público pela simplicidade sonora, colocando Coiffeur como um dos artistas mais encantadores dessa paisagem folk da atual cena argentina. Mas se nos momentos em que sua voz e violão emocionavam, com imagens projetadas que se fundiam com seus acordes, o que podemos dizer quando subiam ao palco seus dois músicos, o guitarrista Mariano Esain, do Valle de Muñecas, grupo argentino responsável por um dos melhores lançamentos do ano, chamado "Folk" (Apple Pie Records, 2007), e que também produziu o álbum de Coiffeur; ou o pianista Juan Stewart, que recentemente lançou uma pérola sonora chamada "El Silencio de las Cosas" (Estamos Felices, 2005); a simplicidade do violão e da voz ganhavam o apoio de músicos excepcionais que souberam criar a atmosfera de que Coiffeur precisava para fazer com que o público flutuasse em sua música!
Do outro lado, bebendo da fonte sessentista, o Modular, dupla que fechou o projeto, trouxe ao país músicas recheadas de vocoders, sintetizadores e o sutil acompanhamento de bateria e guitarra. Passeando pela bossa-nova, easy-listening e o pop psicodélico, a dupla formada por Pablo Dahy e Mariana Badaracco utilizou samplers de filmes cult e arranjos futuristas, evidente a influência do Stereolab, o que não tira o brilho da curiosa apresentação da dupla, que para esse show contou com o baterista Ariel e construiu o seu repertório com base em seu último álbum "El Triángulo de las Bermudas" (2005). Com um cenário simples o Modular transportou o público para seu mundo, onde a "Maquina Del Espacio" e "La Poción Del Dr. Hoffmann" se misturaram com "Hongosapiens", "Dragonautas" e "Robot Humanoides". Isto é o planeta Modular!
E complementando esse intercâmbio latino-americano em 2007, o projeto "Si No Puedo Bailar No Es Mi Revolución" lançou a coletânea "Porque Este Océano Es El Tuyo, Es El Mio", onde artistas, como Coiffeur, Modular e El Mato, dividem o espaço com bandas brasileiras, mexicanas, chilenas, uruguaias, venezuelanas, peruanas e colombianas, mapeando a música contemporânea da América Latina; já no site da Peligro/¡Maldita Sea! você encontrará os artistas acima e outros dessa nova safra. Resta esperar que em 2008 todos retornem e tragam junto Bicicletas, Valle de Muñecas, Hacia dos Veranos, Fantasmagoria, Juan Stewart e todos nuestros hermanos!
Para saber mais:
Los Alamos: www.tramavirtual.com.br/los_alamos
El Mato A Un Policia Motorizado: www.elmato.com.ar
Juana Molina: www.juanamolina.com
Rubin & Los Subtitulados: www.rubinlandia.com.ar
Coiffeur: www.coiffeurclub.com.ar
Modular: www.modular.com.ar
Peligro Records/¡Maldita Sea!: www.peligro.com.br
Si No Puedo Bailar...: www.sinopuedobailar.com
Senhor F: www.senhorf.com.br
Estamos Felices Records: www.estamosfelices.com.ar