Nascida em 21 de novembro de 1965 na cidade de Reykjavík, a islandesa Björk Guðmundsdóttir começou sua carreira na música muito cedo. Aos 11 anos, em 1977, gravou um disco, interpretando músicas de vários artistas, entre os quais, Beatles ("Fool on the Hill") e Stevie Wonder ("Your Kiss Is Sweet").
No início dos anos 1980, ela foi integrante das bandas Tappi Tikarrass e o KUKL, influenciadas pelo punk. Entretanto foi com o Sugarcubes, que Björk ficou conhecida internacionalmente no cenário do pop/rock alternativo.
Em 1993, após o fim do Sugarcubes, Björk iniciou sua influente carreira solo no pop de vanguarda, tendo a sua música baseada na eletrônica mais experimental com influências da música clássica, rock, jazz, folk, industrial, entre outros gêneros. O seu álbum de estreia, Debut, lançado em junho de 1993, foi produzido pelo requisitado produtor Nellee Hooper. Debut é considerado como um dos álbuns que iniciaram o movimento trip-hop.
A música de Björk foi intensamente aclamada com seu segundo disco, Post (1995). A sua mistura de música eletrônica e jazz tornou esse trabalho um álbum de vanguarda naquela época. Post teve um grupo de produtores formado pelo citado Nellee Hooper, Tricky, Howie B, Graham Massey, Marius de Vries e a própria cantora. "Army of Me", "Isobel", "I Miss You" são as principais faixas desse disco.
O experimentalismo da cantora continuou em Homogenic, álbum de 1997, que entre os produtores teve o brasileiro Eumir Deodato. No ano 2000, Björk ganhou o prêmio de melhor atriz no festival de cinema de Canes pela sua interpretação no filme "Dançando No Escuro" (Dancer in the Dark ) do diretor Lars Von Trier. Ela também colaborou com a trilha sonora do filme, intitulada Selmasongs: Dancer in the Dark.
Em 2001, Björk lançou o álbum Vespertine, trabalho que teve como destaques o uso de orquestras e coros. Na sequência saíram os álbuns Medúlla' (2004) e Volta (2007). O oitavo álbum de estúdio, Biophilia, foi criado como um projeto multimídia. Lançado como aplicativos para os aparelhos iPhone e iPad, em uma parceria com a Apple. Biophilia foi lançado no formato CD em outubro de 2011. Em 2015, ela lançou Vulnicura. Um novo álbum, intitulado Utopia, chegou em 2017. A cantora retornou em 2022 com Fossora.
- Origem: