Screaming Trees foi formado em Ellensburg, cidade próxima de Seattle, no estado de Washington, em 1985, pelos amigos Mark Lanegan (vocais), Van Conner (baixo), Gary Lee Conner (baixo) e Mark Pickerel (bateria). Surgida dentro do rock underground americano dos anos 1980, a banda ficou em evidência no começo dos anos 90, quando foi associada ao movimento grunge. A música "Nearly Lost You" do ótimo álbum Sweet Oblivion, foi seu principal hit, sendo incluída na trilha sonora do filme "Singles" (Vida de Solteiro), que contava também com canções do Mudhoney, Smashing Pumpkins, Soundgarden e Pearl Jam.
Em 1986, o Screaming Trees lançou o seu primeiro álbum, Clairvoyance, pelo selo Velvetone Records. O som da banda se caracterizava como uma mistura da psicodelia dos anos sessenta com o rock agressivo da costa oeste dos Estados Unidos. Os três discos seguintes (Even If and Especially When, de 1987, Invisible Lantern, de 1988, e Buzz Factory, de 1989) foram lançados pela SST Records.
Em 1990, Mark Lanegan lançou o seu primeiro disco solo, The Winding Sheet, que tem participações de Jack Endino, Kurt Cobain e Krist Novoselic. Em 1991, já por uma grande gravadora, no caso a Epic, a banda lançou o seu quinto álbum, Uncle Anesthesia. Ainda naquele ano o baterista Mark Pickerel deixou a banda, sendo substituído por Barret Martin. Em 1992, Screaming Trees lançou o citado Sweet Oblivion, que traz as músicas "Butterfly", "Dollar Bill", "Shadow of the Season", "Winter Song" e "Nearly Lost You".
O álbum Dust foi lançado em 1996. Em 2000, os seus integrantes anunciaram o fim da banda. Em 2011, o baterista Barrett Martin lançou pelo seu selo Sunyata Records o álbum Last Words: The Final Recordings, reunindo as últimas gravações do grupo, realizadas entre 1998 e 1999 no estúdio do estúdio do guitarrista do Pearl Jam, Stone Gossard.
Mark Lanegan morreu aos 57 anos em 22 de fevereiro de 2022. No ano seguinte, Van Conner morreu aos 55 anos em 18 de janeiro.
- Origem: