A cantora/compositora americana Sharon Van Etten teve uma modesta estreia fonográfica em 2009, quando lançou o seu primeiro álbum, Because I Was In Love. Embora, o disco tenha sido bem avaliado por sites como o Pitchfork Media. A sua música, classificada de indie folk, destaca se por sua voz marcante – já foi comparada a de Cat Power - em baladas delicadas. Sharon Van Etten teve como principal incentivador da carreira na música o seu amigo Kyp Malone, o multi-instrumentista do TV on the Radio.
Nascida no ano de 1981 em Nova Jersey, Van Etten foi em 1999 para o Tennessee, estudar na Middle Tennessee State University, onde pretendia se formar para ser engenheira de som. Porém, depois de um ano, ela abandonou a universidade por "não ser uma boa aluna". Do Tennessee, ela fugiu em 2004 de um relacionamento destrutivo que mantinha com um namorado controlador.
De volta a Nova Jersey, Sharon Van Etten passou a usar a música como terapia, escrevendo canções, lançando CDs demos de suas músicas e, com ajuda da família, começou a tocar ao vivo.
Com ajuda de Kyp Malone, a cantora se estabeleceu em Nova York, mais precisamente no Brooklyn. Em 2009, ela lançou o seu álbum de estreia e também cantou na música "Thirteen", do aclamado álbum Hospice (da banda The Antlers).
Em setembro de 2010 saiu Epic, segundo álbum, que foi aclamado pela crítica. A cantora conseguiu alguns admiradores notáveis, como Bon Iver e The National. Ambos tocaram a música "Love More" (faixa de Epic) em apresentações ao vivo.
Após o lançamento do segundo disco, Van Etten fez alguns shows, incluindo abertura de apresentações do The Antlers, The National e Neko Case. No início de 2012, a cantora lançou o seu terceiro álbum, Tramp. Produzido por Aaron Dessner (membro do The National), o disco saiu pelo selo Jagjaguwar. Tramp foi bem recebido pela crítica, assim como, também, seu sucessor, Are We There, lançado em 2014. Um EP intitulado I Don't Want to Let You Down saiu no ano seguinte.
Com elementos de música eletrônica, o elogiado Remind Me Tomorrow saiu em janeiro de 2019. Em 2022, ela lançou We've Been Going About This All Wrong.
- Origem: