Pular para o conteúdo principal

The Vaselines, a banda que ficou conhecida como uma das prediletas de Kurt Cobain, líder do Nirvana, foi formada em 1986 na cidade de Glasgow, Escócia, por Eugene Kelly (vocais - guitarra) e Frances McKee (vocais - guitarra). Os dois tiveram como companheiros de banda o baterista Charles (irmão de Eugene Kell) e o baixista James Seenan.



O primeiro single ("Son of a Gun") foi lançado em 1987 pelo selo 53rd and 3rd, de propriedade do líder da banda The Pastels, Stephan Pastel. Ainda, por esse selo, o Vaselines lançou o seu segundo single, "Dying for It", em 1988. Em 1989, a banda lançou o seu primeiro álbum, o LP 'Dum Dum', que saiu pela gravadora Rough Trade, já que o selo 53rd and 3rd havia fechado na mesma semana do lançamento.



Em 1990, a banda abriu o show que o Nirvana fez em Edinburgh. Neste mesmo ano a banda se desfez.



As músicas do The Vaselines regravadas pelo Nirvana foram: "Son Of A Gun" e "Molly's Lips", na coletânea 'Incesticide', e "Jesus Wants Me For A Sunbeam", no 'Unplugged In New York'.



Em 1992, a gravadora americana Sub pop lançou o disco 'The Way of the Vaselines: A Complete History', reunindo as músicas que fizeram parte dos singles e do LP do The Vaselines. No começo dos anos 90, Eugene Kelly formou a banda Captain America que depois foi renomeada para Eugenius.



Frances McKee reapareceu no final dos anos 90 integrando a banda Suckle. No ano de 2006, ela lançou um álbum solo, intitulado 'Sunny Moon'.



Posteriormente, Eugene Kelly e Frances McKee retornaram com o The Vaselines e realizaram uma série de shows entre 2008 e 2009, incluindo uma pequena turnê nos EUA.



Em 2010, o The Vaselines lançou o seu segundo álbum de estúdio. 'Sex with an X' saiu pela Sub Pop. Quatro anos depois, a banda retornou com 'V for Vaselines'.

  • Origem:

Álbuns em Destaque

V for Vaselines
2014
Sex with an X
2010
Álbum
Dum-Dum
1989

Postagens Relacionadas