Skip to main content
The Walkmen

E o mês de maio está uma mãe para os "indies" deste país. Teenage Fanclub, Pixies, The Walkmen e Lemonheads se apresentando no território nacional é algo para se comemorar ouvindo 'Doolittle', 'Bandwagonesque', 'Everyone Who Pretended to Like Me is Gone' e 'It's a Shame About Ray'.

The Walkmen
A novata The Walkmen não tem o mesmo currículo que as outras bandas citadas acima, mas o seu primeiro cd, lançado em 2002, é coisa de gente grande. Não é exagero dizer que o disco de estreia da banda nova-iorquina é um dos melhores do começo dos anos 2000. O recente cd, 'Bows And Arrows', não agradou tanto a este que aqui escreve, mesmo tendo "The Rat" já como uma das músicas do ano. Surpreendentemente, The Walkmen é uma das atrações do Festival MADA, programado para os dias 20, 21 e 22 de maio em Natal.

Pixies
Assistindo ao vídeo 'Gouge' (documentário com depoimentos de David Bowie, Pj Harvey, Bono, Integrantes dos grupos Radiohead, Travis, Blur e do próprio Pixies, além dos produtores Steve Albini e Gil Norton, (e com trechos de show realizado em Londres em 1988), percebo a importância da banda para o rock dos recentes 15 anos. E fico me perguntando: será que ainda existirá uma banda que fará canções intensas e instigantes como fez o Pixies? Bem, o Nirvana até que tentou. Mas, "Levitate Me", "Where Is My Mind?", "Cactus", "Debaser", "Velouria", ... são únicas e insuperáveis. Mas a pergunta é: a banda ainda consegue passar no palco toda essa intensidade? Quem for ao Curitiba Pop Festival poderá responder.

Teenage Fanclub
Uma das minhas indagações é saber qual o melhor disco do Teenage Fanclub. 'A Catholic Education', 'Bandwagonesque' ou 'Grand Prix'? As guitarras cruas e melodias envolventes de 'A Catholic Education' fizeram com que canções como "Everything Flows" e "Too Involved" se tornassem parte da minha vida no início da década passada. 'Bandwagonesque' (lançado em 1991), me fez ignorar quase que completamente o "Fenômeno Nevermind", que assombrou o planeta a partir do mesmo ano. Já 'Grand Prix' é os Fannies tentando em 13 canções fazer a canção perfeita tão buscada pelos Beatles. Outro cd do TFC que está entre os meus favoritos e a compilação de b-sides e raridades 'Deep Fried Fanclub'. O disquinho tem a sensacional "God Knows It's True" (com seu refrão grudento "God knows it's true, but I think that the devil knows it too. God knows it's true, but I think that the devil knows it too.") e covers de  "The Ballad of John and Yoko" (Lennon - McCartney), "Don't Cry No Tears" (Neil Young), "Free Again (Alex Chilton) e "Bad Seed" (Beat Happening). Os Fannies fazem sua primeira turnê brasileira. E Recife, São Paulo e Curitiba são as cidades felizardas.

Lemonheads
Assim como o Pixies, o Lemonheads foi formado em Boston nos anos 80. Na sua discografia, de oito álbuns, a banda de Evan Dando, flertou com o punk, o rock e country-rock, e seguiu a trilha aberta pelo Nirvana no começo da década passada, conseguindo um relativo sucesso como os álbuns 'It's a Shame About Ray', de 1992, e 'Come on Feel the Lemonheads', de 1993. A banda, que também já teve um fim, reuniu-se justamente para a turnê pelo Brasil, Argentina e Chile, sete anos depois do seu último show, no Reading Festival, em 1997.