Pular para o conteúdo principal
Marcelo Jeneci

No último dia 16, o cantor, compositor e multiinstrumentista Marcelo Jeneci levou ao palco do Itaú Cultural seu show baseado nas canções de seu primeiro e aclamado disco "Feito Pra Acabar" (2010). 

Os fãs, que puderam ver gratuitamente esta apresentação, iniciaram uma tímida fila do lado de fora do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, fila esta que no horário da apresentação  foi suficiente para lotar completamente o teatro.

Com um cenário feito de material reciclado, Jeneci subiu ao palco e com "Copo D'Água" iniciou seu show. Foi o suficiente para que o público se entregasse e antes mesmo do final da música vibrasse com seu solo de acordeon. Para não perder o ritmo, "Café Com Leite de Rosas" deu continuidade até quebrar o andamento com a beleza da voz de Laura Lavieri em "Tempestade".

"Felicidade", a faixa de trabalho do disco e uma das mais aguardadas, leva o público a cantar cada palavra em alto e bom som. Mesmo com um pequeno problema no piano, o cantor estica a versão da música para apresentar a excelente banda que o acompanha, desde Laura Lavieri (voz), Régis Damasceno (baixo), Estevan Sinkovitz (guitarra) até João Erbetta (guitarra) e Richard Ribeiro (bateria). “Felicidade” é uma parceria do músico com o cantor e compositor Chico César e é uma síntese de suas composições: uma canção que fala de modo simples ao coração das pessoas, com sonoridade extremamente sofisticada.

Na sequência de "Felicidade", outra canção que provoca comoção no público é a singela "Pra Sonhar". Novamente Jeneci presenteia a platéia com um solo de acordeon, atestando sua qualidade musical. "Pra Sonhar" lembra canções antigas da MPB, quando se utiliza de recursos visuais para contar uma história de amor: o amado que treme tal qual uma batedeira sem botão, a noiva toda de branco no altar.  Embora num ritmo mais moderno, Jeneci mostra que bebe na fonte de Roberto Carlos, porém não copia ou repete suas referências, mas inova, mostra que seu lado autodidata vai muito além dos instrumentos. Outra canção que caiu no gosto dos fãs é a inacabada “Chuva”, faixa que até o momento conta apenas com um refrão, mas que pela reação do público tem tudo para ser mais um sucesso.

Uma das marcas dos shows de Marcelo Jeneci é a espontaneidade, e ela aparece ao longo da apresentação em diversos momentos: da canção dada como único presente de dia dos namorados para sua mulher ("Dar-te-ei") ao pedido de Selton Mello para utilizar uma de suas músicas na série "A Mulher Invisível", da Rede Globo; ao dedilhar uma canção de ninar no piano para uma criança da platéia ou ao cair no riso durante "Pense Duas Vezes Antes de Esquecer".

Ao continuar o show, "Por que nós" abre passagem para "Feito Pra Acabar", que ganha status de épica nas apresentações ao hipnotizar o público com seu piano e explosão de timbres em seu refrão, uma das canções mais impactantes de Jeneci.

Após "Feito Pra Acabar" uma nova parte do show surge com "Borboletas", "Pense Duas Vezes Antes de Esquecer" e a versão de "Do Outro Lado da Cidade", interpretada originalmente por Roberto Carlos, não presente em seu CD. Tais canções revelam o lado mais despojado de Jeneci entre assovios e la la lás e se encerra com "Show de Estrelas".

No único bis da noite, Marcelo Jeneci volta ao palco e ao piano canta sua composição "Amado", canção reconhecida pela interpretação de Vanessa da Mata. No encerramento ainda sobra espaço para outro momento de destaque de Laura Lavieri ao cantar "Longe", famosa canção na voz de Arnaldo Antunes. Terminando mais uma noite brilhante, Jeneci novamente toca "Felicidade" e o público comprova: "Você vai rir, sem perceber, felicidade é só questão de ser".

Texto, Fotos e Vídeos: Adriano Moralis
+ fotos em: www.flickr.com/photos/moralis