Biografia

Se o rock sujo, cru, imediato e barulhento dos Stooges não obteve êxito comercial em sua época, no decorrer dos anos a banda se tornou influência para grupos diversos como Ramones, Sex Pistols, Sonic Youth, Mudhoney e outros.

Formado em 1967 na cidade de Ann Arbor, Michigan, por Iggy Pop (vocais), Dave Alexander (baixo), os irmãos Ron (guitarra) e Scott Asheton (bateria), The Stooges despertou atenções por suas apresentações fora do comum. Iggy Pop cortava o próprio corpo com pedaços de vidro, sujava-se com pasta de amendoim e carne crua, e atirava-se na plateia. Iggy, que nasceu James Newell Osterberg, formou o grupo após assistir a uma apresentação do The Doors em Chicago. Inicialmente, ele adotou o nome de Iggy Stooges.

Em 1968, a banda assinou com a Elektra Records, pela qual lançou os dois primeiros álbuns: 'The Stooges' (produzido por John Cale, do Velvet Underground) em 1969, e 'Fun House', em 1970.

Após a gravação de 'Fun House', o baixista Dave Alexander saiu e o guitarrista James Wiliamson entrou no grupo. Então, Ron Asheton assumiu o baixo.

As fracas vendas de seus dois primeiros álbuns fizeram a Elektra recusar a gravação do terceiro. Nessa época, Iggy Pop lutava contra o vício em heroína. A banda esteve então ameaçada de acabar. Porém, David Bowie ajudou o grupo a assinar com a Columbia Records. Assinando Iggy And The Stooges, a banda lançou em 1973 o álbum 'Raw Power'. Apesar de uma recepção melhor que os anteriores, 'Raw Power' não decolou a carreira do grupo. Em 1974, Iggy And The Stooges se desfez. Iggy Pop seguiu carreira solo e os demais integrantes passaram a se dedicar a outros projetos.

No início dos anos 2000 surgiram vários boatos sobre o retorno do Iggy And The Stooges. Em 27 de abril de 2003, a banda se apresentou no Festival Coachella, tendo Iggy, Ron Asheton, Scott Asheton e Mike Watt (Minutemen, Firehose) na sua formação. Em 2006, Iggy And The Stooges começou a gravar um novo álbum com Steve Albini. Intitulado 'The Weirdness', o disco foi lançado em 2007.

Em 6 de janeiro de 2009, Ron Asheton foi encontrado morto em sua casa, depois de ter supostamente sofrido um ataque cardíaco, aos 60 anos. Em maio do mesmo ano, Iggy Pop anunciou que a banda continuaria se apresentando. O primeiro show após a morte de Ron aconteceu em São Paulo, no dia 7 de novembro de 2009, no Festival Planeta Terra, marcando o retorno do guitarrista James Williamson.

Em 2013, a banda lançou 'Ready to Die', o quinto álbum de estúdio.



Artistas Relacionados

playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas

Posts Relacionados

The Dark Jokes