Biografia

Surgida na segunda metade da década de 1980, The Afghan Whigs se tornou uma banda cultuada (mesmo não atingindo um grande sucesso) no cenário alternativo americano durante os anos 1990 com sua música que flertava com soul e o pós-punk, e tinha a sua formação ancorada na figura do cantor/compositor Greg Dulli, que se destacou por suas canções sobre temas angustiantes, como relacionamentos conflituosos.

Formada na cidade Cincinnati, Ohio,  por Greg Dulli (vocalis, guitarra), Rick McCollum (guitarra solo), John Curley (baixo) e Steve Earle (bateria), o Afghan Whigs lançou o seu primeiro álbum - 'Big Top Halloween' - em 1988, pelo Ultra Suede, selo criado pelo próprio Greg Dulli. No ano seguinte, o grupo assinou com a Sub Pop, gravadora pela qual lançou os dois discos seguintes: 'Up in It' (1990) e  'Congregation' (1992).

'Congregation' foi bem recebido pela crítica. Consequentemente, a banda assinou com uma grande gravadora - Elektra Records. Em 1993 saiu 'Gentlemen', álbum que trouxe dois singles que foram regularmente tocados na MTV e em rádios universitárias: "Debonair"  e "Gentlemen".

Em 1994, após o término de uma turnê internacional, o Afghan Whigs fez uma longa pausa, retornando somente no ano seguinte para gravar um novo álbum. Porém, antes de entrar em estúdio, Steve Earle saiu da banda, sendo substítuído por Paul Buchignani. 'Black Love', o quinto álbum saiu em 1996. Dois anos depois, a banda lançou '1965', pela Columbia Records.

The Afghan Whigs anunciou a sua separação em 2001, citando como razão principal a distância geográfica, já que seus integrantes moravam em Estados diferentes.

Em 2006, a banda se reuniu para gravar duas novas músicas ("I’m A Soldier" e "Magazine"), que foram incluídas na retrospectiva 'Unbreakable: A Retrospective 1990–2006', lançada em 2007, através da Rhino Records.

Depois de 16 anos, Afghan Whigs lançou em abril de 2014 um novo álbum de estúdio, intitulado 'Do To The Beast'.



Artistas Relacionados

playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas

Posts Relacionados

Echo & The Bunnymen