Biografia

O Suede foi formado em 1989 em Londres e foi um dos grupos que iniciaram o movimento britpop no início dos anos 1990. Sua música influenciada pelo glam rock causou entusiasmo na imprensa britânica no começo daquela década. A banda foi apontada, já em 1992 (antes de sair o primeiro álbum), como a "A melhor nova banda no Reino Unido".

Sua formação inicial se estabeleceu com Brett Anderson (vocais), Bernard Butler (guitarra), Mat Osman (baixo) e Simon Gilbert (bateria). Nos seus primeiros anos, Justine Frischmann foi guitarrista do Suede, mas saiu da banda em 1992 para formar o Elastica.

'Suede', o primeiro álbum do grupo, saiu em 1993 pela selo Nude Records. Além de ser bem sucedido comercialmente, o disco de estreia do grupo levou o Mercury Prize daquele ano.

Durante as gravações do disco seguinte, 'Dog Man Star' (lançado em 1994), aconteceu o primeiro grande conflito na banda. Discussões entre Brett Anderson e Bernard Butler causaram a saída do guitarrista. 'Dog Man Star' foi aclamado pela crítica, mas fracassou nas vendas, em parte, devido às duas bandas que começaram a dominar as atenções naquela época: Blur e Oasis.

Com a saída de Bernard Butler, o guitarrista Richard Oakes e o tecladista Neil Codling foram adicionados ao grupo. Na sequencia, o Suede lançou dois álbuns que conseguiram grande sucesso comercial: 'Coming Up' (1996) e 'Head Music' (1999). Porém, o quinto álbum da banda - 'A New Morning' (lançado em 2002) – fracassou nas vendas e o grupo se separou no ano seguinte.

O Suede retornou reformado em 2010 para uma série de shows. Em 2013, o grupo lançou seu sexto álbum de estúdio, intitulado 'Bloodsports'. O sétimo, 'Night Thoughts', saiu em janeiro de 2016.

London - Reino Unido


Artistas Relacionados

playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas

Posts Relacionados

Young Fathers