Biografia

Sebadoh é uma banda americana formada na segunda metade da década de 1980 em in Amherst, Massachusetts, por Lou Barlow e Eric Gaffney. A banda foi uma das pioneiras do estilo lo-fi, caracterizado pela baixa fidelidade nas gravações, que, em muitas vezes, utilizava gravadores de quatro canais. Entre os principais adeptos desse estilo, destacaram-se Pavement, Beat Happening e Guided by Voices.

Em 1987, Lou Barlow – naquela época baixista do Dinosaur Jr. - lançou no formato cassete uma coleção de músicas, intitulada 'Weed Forestin', gravadas em sua casa utilizando um gravador de quatro canais, sob o nome Sentridoh. Em 'Weed Forestin', Barlow tocou guitarra e baixo, e Eric Gaffney contribuiu com a percussão. No ano seguinte, a dupla lançou 'The Freed Man', também no formato cassete caseiro. 'The Freed Man' foi revisado e expandido, e lançado pela Homestead Records como o primeiro álbum do Sebadoh em 1989, ano que Lou Barlow foi expulso por J Mascis do Dinosaur Jr.. Ainda em 1989, o baterista Jason Loewenstein foi adicionado à banda.

A Homestead Records lançou em 1990 uma versão revisada e expandida de 'Weed Forestin''. No ano seguinte saiu 'The Freed Weed', uma compilação reunindo 'Weed Forestin' e a maioria das músicas de 'The Freed Man'.

A banda lançou novas músicas em 1991 no EP 'Gimme Indie Rock!'  e no álbum 'Sebadoh III'.

Em 1992, Sebadoh assinou com a Sub Pop, que lançou a compilação 'Smash Your Head on the Punk Rock', reunindo músicas dos EPs 'Rocking the Forest' e 'Sebadoh vs. Helmet', ambos lançado naquele mesmo ano pelo selo inglês Domino. 'Bubble and Scrape', o quarto álbum do grupo, saiu em 1993. Após esse disco, Eric Gaffney saiu da banda, sendo substituído pelo baterista Bob Fay.

Em 1994, a banda lançou 'Bakesale', um álbum que apontou uma nova direção da música do Sebadoh, se afastando do lo-fi e apresentando canções mais acessíveis, com uma produção refinada. 'Bakesale' foi bem recebido pela crítica e o mais bem sucedido trabalho da banda até aquele momento, tendo como destaque os singles "Rebound", "Skull" e "Magnet's Coil”. O seu sucessor – 'Harmacy' (1996) – também obteve uma boa aceitação no cenário independente.

Bob Fay foi substituído por Russ Pollard antes das gravações do álbum 'The Sebadoh' (1999). Após o lançamento desse disco, o grupo entrou num longo hiato. Um novo álbum da banda, 'Defend Yourself', saiu em setembro de 2013 pelo selo Joyful Noise Recordings.



Artistas Relacionados

playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas

Posts Relacionados

Sebadoh - "I Will"

Quatorze anos depois, Sebadoh retorna com um novo álbum de estúdio. '...
Courtney Love