Biografia

Jimi Hendrix não inventou a guitarra, mas soube a usar como poucos. James Marshal Hendrix nasceu em 27 de novembro de 1942, na cidade americana de Seattle. De família descendente de africanos, mexicanos e índios, Hendrix viveu parte de sua infância no Canadá, com sua avó, uma índia. Sua mãe morreu quando ele tinha 10 anos.

Aos 16 anos, o músico começou a tocar violão numa banda chamada Velvetones. Aos 17, ganhou sua primeira guitarra, e foi tocar em grupo chamado Thomas & The Tomcats. Depois entrou no batalhão do exército, ficando pouco tempo.

Em 1963, Jimi Hendrix  mudou-se para Nova Yorque. Depois de tocar com alguns artistas, como Sam Cooke e Little Richard, ele formou sua primeira banda, Jimmy James And The Blue Flames, em 1965. A banda fez várias apresentações. E foi nessas apresentações que Chas Chandler [ex-baixista do Animals] percebeu o talento do músico e resolveu ser seu empresário.

Em 1966, Chas Chandler levou Hendrix para a Inglaterra, deixando o The Blue Flames. Junto com a sua banda inglesa, a The Jimi Hendrix Experience [Noel Redding, baixo, e Mitch Mitchell, bateria], Hendrix começou a fazer diversos shows e assinou contrato com a gravadora MCA.

Em 1967, foi lançado seu primeiro disco, o clássico 'Are You Experienced'. A estréia de Hendrix e sua banda na América aconteceu no Festival de Monterey, em junho do mesmo ano, na Califórnia, onde o músico queimou sua guitarra após o show, e deixou o público eufórico. Ainda em 1967, saiu o segundo disco, 'Axis: Bold as Love', e, 1968, o terceiro, 'Electric Ladyland'.

No final dos anos 60, Jimi Hendrix participou como músico em trabalhos de diversos artistas. E sua banda passou por várias reformulações. Ele morreu em 18 de setembro de 1970, após tomar barbitúricos, dormir e ficar sufocado com o próprio vômito. Era o fim do homem de visual psicodélico, que com técnicas originais, revolucionou a música e o uso da guitarra. Hendrix era canhoto e usava uma guitarra Fender Telecaster, com as cordas invertidas. Seus riffs e solos influenciaram outros músicos, principalmente do hard rock e heavy metal.

A discografia de hendrix é extensa. Várias compilações foram lançadas após a sua morte. Destacamos duas: 'The BBC Sessions', de 1998, com faixas extraídas dos arquivos da famosa estação inglesa, e 'The Jimi Hendrix Experience', de 2000, uma caixa lançada no aniversário de 30 anos da morte de Hendrix, com quatro CDs contendo gravações inéditas, antigas remasterizadas e covers de Bob Dylan ( "Like A Rolling Stone" e "all along the watchtower"), Beatles ("Sgt. Peppers'sLonely Hearts Club Band"), Van Morrison ("Gloria"), entre outros. Jimi Hendrix ficou na história como  um dos  maiores guitarristas do rock.

Seattle - Estados Unidos


Artistas Relacionados

playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas
playlist_playTop Músicas

Posts Relacionados

The Beatles