Lily Allen retorna com polêmica e acusação de racismo

Lily Allen está de volta ao cenário musical e, depois de assinar uma versão de uma música do Keane para uma campanha publicitária, vê-se envolta em polêmica com o vídeo de "Hard Out Here", o seu novo single, reacendendo a polêmica sobre a sexualização dos vídeos e sendo acusada de racismo por utilizar maioritariamente modelos negras em vestes reduzidas.

A cantora britânica apressou-se a explicar a sua visão do vídeo, enumerando vários argumentos no seu Twitter. "Se alguém pensa que pedi etnias específicas para o vídeo, estão errados", começa por dizer, "se pensam que depois de pedir às meninas para fazer a audição, as ia enviar embora baseando-me na cor da sua pele, estão errados".

"A mensagem é clara. Apesar de não querer ofender ninguém, gosto de provocar pensamento e discussão", acrescenta, "é suposto ser um vídeo satírico que lida com a objetificação da mulher na cultura pop moderna. Não tem nada a ver com raça, nada mesmo". Allen diz ainda que se soubesse dançar como as suas bailarinas "teriam a minha bunda nas suas telas": "cheguei a ensaiar durante duas semanas, tentando aperfeiçoar o meu twerk, mas falhei miseravelmente".

Suzanne Moore, jornalista do Guardian, foi uma das vozes que se insurgiram contra o vídeo, assinando um artigo em que diz, "gosto da voz, da presença e da frontalidade de Allen, mas não gosto de racismo". "No vídeo, ela afasta-se das bailarinas que fazem twerk. Mantém-se no comando, elas não. Talvez tenha interpretado mal, mas o que vejo é um corpo de mulher negra, anônimo e sexualizado, se mexendo para pagar a renda". A jornalista chega mesmo a dizer: "falhei a reunião onde tínhamos de escolher entre racismo e sexismo".

No vídeo de "Hard Out Here", Allen faz referência a outros vídeos e canções que este ano provocaram reações acaloradas, casos de "Blurred Lines" de Robin Thicke (canção que chegou mesmo a ser banida por associações de estudantes de universidades dos dois lados do Atlântico) ou da atuação de Miley Cyrus (junto com Thicke) na cerimônia do MTV Video Music Awards

Lily Allen - Hard Out Here (Official Video)

John Lewis Christmas Advert 2013 - The Bear & The Hare


Nina Persson, vocalista do Cardigans, lança primeiro disco solo